quarta-feira, 16 de março de 2011

COUROFOBIA

Quero compartilhar com vcs um coisa que me incomoda faz alguns anos.Cada pessoa tem seus medos, seus temores,sejam eles "normais" ou não.Infelizmente vivo com um medo,hoje já identificado como doença que leva o nome de COUROFOBIA, ou simplismente medo de palhaços, isso mesmo medo de palhaços.Imagine que cena patética um adulto chorar de medo,ter uma crise nervosa,correr,se esconder,não conseguir dormir ou gritar ao ver essa figura alegre,infantil,divertida e tão comum.
Pois é durante muito tempo tive vergonha que outras pessoas além da minha familia soubessem desse pânico,e para isso apenas evitava ir p/ circos,aniversário de criança e sair na rua no dia das crianças.No inicio meus pais não entendiam achavam q era coisas da minha cabeça,com o tempo perceberam que era real a partir de então, tentaram me ajudar mais infelizmente de nada adiantou.Depois q entrei pra faculdade foi impossível esconder isso de amigos e colegas mais próximos, ora todos iam p/ circo novo q estava na cidade, eu não,uma imagem ou pessoa caracterizada me deixavam apavorada,chorando em fim aos poucos quase todos sabiam e pude contar com mais apoio.
Talvez vc que esteja lendo pergunte o que causou esse medo? Pq eu não procurei tratamento?
Bem, 90% das pessoas que sofrem de COUROFOBIA não lembram o motivo, de onde ,quando e pq começou esse medo e eu sou uma dessas pessoas.Quanto ao tratamento nunca tive coragem de começar por ser psiquiátrico e que consiste na convivência com a figura do palhaço vendo fotos e vídeos e posteriormente contato direto com uma pessoa caracterizada, tendo que toca-la e permanecer na sua presença pelo máximo de tempo possível. Isso pode significar para uma pessoa cm problemas cardíacos um infarto,por isso em alguns casos não é recomendado tratamento e sim acompanhamento.
É complicado conviver com essa doença e tão complicado quanto é explicar para as pessoas e fazê-las entender que não é bobagem.

Esse desabafo é por conta de uma situação ocorrida essa semana, uma brincadeira de péssimo gosto e por conseqüência não consigo dormir direto a 3 dias.

Antes de julgar o outro, pergunte talvez vc possa ajudar !

3 comentários:

João Paulo Fernades disse...

amiga amei o post..rsrs medo de palhaçooo,que pena q n fiquei sabendo na faculdade kkkkkkkkkkkkrsrs

te amooo amiga,,saudades!

Hellen Portto disse...

VC ENTENDEU PERFEITAMENTE Vandinho ... por conta desse tipo bobo de diversão tive q passar alguns dias tomando remédio pra dormir,agitada... em fim, péssima ! Sentir medo é normal e respeitar também deveria ser ... eu não sabia q vc tem medo de mar.Bom saber. bjo

Anônimo disse...

olá Hellem, espiando seu blog, me vi escrevendo esse desabafo, tenho 40 anos e TAMBEM tenho pavor de palhaços, exatamente como voce revelou, tinha vergonha e escondi por muito tempo, mas, acabei dando alguns vexames e o povo descobriu, uns crtiticam, outros ajudam, outros querem piorar a situação. Assim como vc tbm qdo toco nesse assunto não consigo dormir, tenho pesadelos... Um palhaço já propôs se pintar na minha frente, mas... não rolou. Tenho um bebe que é fã do patati patata, queria tanto fazer uma festinha com esse tema... mas, e o vexame, melhor não né?kkkk bjus